Há mais de 10 anos, uma bibliotecária veio até mim com a seguinte problemática: as crianças estavam danificando os livros e, além disso, não respeitavam as regras da biblioteca; algumas até deixavam de devolver os livros.
Diante disso, comecei a desenvolver um espetáculo em formato de palestra voltado para crianças, com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância de preservar o acervo. Foram cinco anos de encontros com os alunos dessa escola, construindo uma personagem e aprimorando a apresentação.
Um dia, a bibliotecária me enviou um relatório com os resultados e uma foto que mostrava como a biblioteca ficava durante o recreio. A taxa de descarte de livros por mau uso, que antes era de 30% ao ano, caiu para 0,7%. Além disso, a biblioteca passou a ter filas na porta todos os dias no horário do recreio.
Durante nossa conversa, ela me fez perceber que o espetáculo não tratava apenas da preservação do acervo. Ele transformou a biblioteca em um ambiente mais divertido e acolhedor para as crianças, incentivando-as a frequentá-la com entusiasmo e a ler cada vez mais.